Encontre aqui conteúdos acadêmicos em formato de livros e vídeos sobre diferentes tecnologias inovadoras na área de Pavimentação. As publicações, também disponíveis no Portal de Tecnologia, são fruto da parceria com Douglas Villibor, doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e autor de diversos estudos e técnicas na área, desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos de pesquisa.

Praticando nossos valores 

A Egis acredita na inovação para superar desafios socioeconômicos, energéticos e ambientais e, como uma empresa responsável, investe em práticas criativas e sustentáveis para alcançar o melhor desempenho produzindo o menor impacto. Com esta seção, a Egis espera contribuir para inovar as práticas de pavimentação e fomentar a troca de experiências e de conhecimentos na área, disponibilizando, para isso, conteúdos com rigor científico.

Converse com a equipe de Consultoria em Pavimentação para conhecer nossas soluções!

Pavimentação de baixo custo para regiões tropicais

Lançada em dezembro de 2019, no evento de comemoração dos 60 anos da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), a obra Pavimentação de baixo custo para regiões tropicais: projeto e construção foi escrita por Douglas Villibor, doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, e Driely Alves, mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, e contou com o patrocínio da Egis para o seu desenvolvimento.

Organizado em cinco capítulos, o livro reúne diversos conceitos e práticas para apoiar projetos e construções de rodovias por meio de uma tecnologia de custo reduzido, criada especialmente para regiões tropicais. O tema central da publicação é a sistemática MCT, apresentada com exercícios práticos para facilitar o entendimento da técnica que revolucionou a área nacional de Pavimentação.

Clique aqui para ler a obra na íntegra. 

Pavimentos econômicos

De autoria de Douglas Villibor e Job Shuji Nogami, o livro Pavimentos econômicos: tecnologia do uso dos solos finos lateríticos (2009) aborda pesquisas sobre Solos Arenosos Finos Lateríticos (SAFL) e o uso dessa tecnologia como base de pavimentos. Os SAFL são encontrados em regiões tropicais úmidas e, portanto, estão disponíveis em abundância no território brasileiro, em grandes depósitos, ou jazidas, naturais, o que facilita sua obtenção para a pavimentação, podendo reduzir os custos do processo. A obra também apresenta o desenvolvimento de um estudo geotécnico de misturas de solo laterítico e agregado para bases.

Primeira parte da obra

Segunda parte da obra 

 

Pavimentos de baixo custo para vias urbanas

Publicado em sua primeira edição no ano de 2007, o livro foi escrito por Douglas Villibor, Job Shuji Nogami, José Roberto Cingerre, Paulo Serra e Alexandre Zuppolini. Ao longo dos oito capítulos, os autores discorrem sobre a tecnologia nacional de uso de solos lateríticos para bases de pavimentos e propõem o emprego da metodologia MCT (Miniatura Compactada Tropical) em substituição às metodologias tradicionais de classificação de solos e escolha de materiais para uso em pavimentação. A particularidade da obra consiste na abordagem desses conceitos para o contexto das cidades, com um capítulo dedicado integralmente à gestão de manutenção de vias urbanas.

Clique aqui para ler a obra na íntegra. 

Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos

A obra, produzida por Douglas Villibor e Job Shuji Nogami em 1995, ocupa-se da pavimentação de baixo custo com uso de solos lateríticos como camada de base, sem estabilizantes. No livro, são estudadas as características de interesse geotécnico dos solos tropicais e a aplicação da metodologia MCT (Miniatura Compactada Tropical), contemplando-se, ainda, breves considerações sobre erosão na faixa marginal aos pavimentos dessa classificação.

Primeira parte da obra

Segunda parte da obra

Curso online: pavimentação de baixo custo com uso de solos tropicais

Patrocinado pela Egis e coordenado por Douglas Villibor e Driely Alves, o curso é gratuito e aborda a solução que pode representar uma redução da ordem de 40% do custo de um pavimento convencional de estrutura equivalente. O conteúdo é apresentado por nossos colaboradores em 15 videoaulas, publicadas no canal do Grupo Egis no YouTube, e é destinado à comunidade científica e ao mercado de pavimentação do Brasil e de países em que se encontram solos tropicais. Confira a seguir os principais tópicos explorados nas aulas:

  • Formação de solos;
  • Sistemática MCT;
  • Classificação de solos;
  • Estudo geotécnico de subleitos e jazidas;
  • Tecnologia do uso de solo laterítico agregado de granulação fina e grossa;
  • Revestimentos;
  • Dimensionamento;
  • Conservação;
  • Ensaios da Sistemática MCT (aula de laboratório com o passo a passo da execução).

Assista aqui a todas as videoaulas!