Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje, dia 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido desde 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Melhorar a convivência com essas pessoas envolve aprofundar os conhecimentos nesse assunto.

Integração X Inclusão

Nas organizações, a integração significa inserir pessoas com deficiência nas diferentes áreas da empresa, porém, elas devem adaptar-se ao ambiente, à estrutura e à cultura organizacional. Já a inclusão prevê a transformação tanto do espaço quanto da cultura com vistas à adaptação da empresa a essas pessoas, o que as possibilita se sentirem verdadeiramente incluídas.

Capacitismo

Acreditar que pessoas com deficiência são inferiores e tratá-las como incapazes é uma postura capacitista. O preconceito pode surgir na forma de brincadeira ou mesmo de dó. Na Egis, o capacitismo não tem vez.

Deficientes, portadores de deficiência ou pessoas com deficiência?

A terminologia para o tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência evolui conforme o nosso entendimento se amplia. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (2006) recomenda “pessoa com deficiência”, uma vez que a deficiência resulta da combinação entre dois fatores: os impedimentos clínicos das pessoas, por exemplo, físicos e intelectuais, e as barreiras da nossa sociedade, na arquitetura, no transporte e na convivência, que precisam ser eliminadas para se assegurar a inclusão.

Gostaria de saber mais sobre o tema? Confira esta lista de filmes e documentários!